CONHEÇA OS OBJETIVOS DO PROJETO INHAYBA

SOBRE

A Ação Comunitária Inhayba, esta localizada no extremo leste de Sorocaba, no bairro de Inhayba, região de Brigadeiro Tobias, distante a 20 Km do centro de Sorocaba, um bairro tipicamente rural com acesso por estrada de terra e propriedades de pequeno e médio porte como chácara e ou sítios. A região é dotada de uma infraestrutura mínima para a qualidade de vida.

Tendo como prioridade o atendimento às crianças e adolescentes em processo de vulnerabilidade social, A ACI através do Programa Criança que Sabe , vem implementando ações que estimulam a socialização, a valorização cultural, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e o resgate da autoestima estabelecendo princípios éticos e solidários para o convívio grupal.

HISTÓRICO

O trabalho social iniciou com a mobilização de moradores preocupados com o desenvolvimento educacional das crianças matriculadas na escola, assim, deu início as oficinas de apoio pedagógico, incentivo à leitura, entre outros. Legalmente constituída como Organização Social, em 2002 iniciou seu primeiro programa Criança que Sabe com o objetivo de atender as crianças e adolescentes de forma integral e integradora.

A Organização tem como sede, para o desenvolvimento dos seus trabalhos, a Escola Helena Pereira de Moraes, com Permissão de Uso do Bem Público Municipal através do Decreto n. 19.596 de 1/11/2011.

 

Com uma área total de aproximadamente 6.000 m2, contamos com a seguinte estrutura: 3 salas de aula, 1 biblioteca, 4 banheiros, 1 pátio , 1 cozinha,1 almoxarifado, 1 sala de informática, 1 sala de administração, 1 quadra poliesportiva sem cobertura, 1 quiosque, 1 dispensa de materiais de limpeza e 1 dispensa para alimentos.

ATUAÇÃO SOCIAL

Tendo como prioridade o atendimento às crianças e adolescentes em processo de vulnerabilidade social, A ACI através do Programa Criança que Sabe , vem implementando ações que estimulam a socialização, a valorização cultural, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e o resgate da autoestima estabelecendo princípios éticos e solidários para o convívio grupal.

A ACI fundamenta seu trabalho nas seguintes linhas: Defesa e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente; Inclusão social, cultural e tecnológica como meio de Prevenção aos riscos sociais.

OBJETIVO

A ACI, em seu programa de atendimento à criança e adolescente, à luz da Pedagogia Social, norteado pela Legislação vigente da Assistência Social define seus objetivos:

• Promover o acesso à informação, cultura, esportes, artes e lazer com vistas a desenvolver novas sociabilidades e protagonismo nos usuários;

• Desenvolver atividades multiculturais, propiciando troca de experiências, vivencias, fortalecendo o respeito e a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.

• Formação de um indivíduo capaz de se reconhecer como sujeito da sua própria história, sendo o agente de transformação consciente em seus direitos e deveres.

RECURSOS HUMANOS

A ACI conta com uma equipe de profissionais multidisciplinares envolvidos nos diversos projetos da Organização que valorizam e intensificam a execução de diversas atividades, são eles:

• Coordenação

• Orientação Social

• Assistente Social

• Educadores Sociais

• Arte Educadores

• Auxiliar Administrativo

Contamos também com uma equipe cedida pela Prefeitura Municipal de Sorocaba , para alimentação e limpeza.

DIRETORIA

Período do Mandato

(12/05/2022 a 12/05/2026)

Relação da Diretoria:

 

Diretora Presidente – Monica Guimarães Campiteli

Vice-Diretora Presidente – Silvia Beatriz de Souza

Diretor Administrativo e Financeiro – Rodrigo Rotta

Vice-Diretora Administrativo e Financeiro – Flávia Maria de Toledo

Diretor Secretário – Luis Alberto Berteline de Franca

 

Conselho Fiscal:

 

Giovana Ramos Pinto da Silva

Taina Suelen de Souza

João Carlos de Oliveira

Artigos em Destaques:

Participe da Nossa Comunidade

Inscreva-se em nossa newsletter para acompanhar de perto as ações, projetos e o impacto positivo que estamos promovendo na comunidade de Inhayba.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ACI a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas acesse nossa Política de Privacidade.